Marrocos e seus gatos…

Eu gostaria muito que o título deste post estivesse no sentido figurado, mas infelizmente não..  hoje eu só vim falar sobre os felinos mesmo! hahaha 😛

wpid-img_20150725_222600070.jpg

Desde que cheguei em Marrocos, alguns detalhes me chamam a atenção e insistem em me recordar de que eu não estou no Brasil. A quantidade de gatos nas ruas é um deles.

No começo eu achei que era uma simples coincidência (talvez fosse só no meu bairro), mas depois eu notei que eles estavam por toda a cidade… E depois de viajar por mais de 8 cidades, de norte a sul, notei que isso era um fenômeno próprio do país.

Se os gatos realmente pretendem dominar o mundo, como muitos dizem por aí, com certeza eles decidiram começar por Marrocos! ^^

Gordos, magricelos, pretos, amarelos, filhotes, adultos, bonitos e feios… Eles estão por toda a parte! Tantos, mas tantos, que existem cartões postais de Marrocos com gatos! hahahah E eu diria até que é impossível você sair de casa e voltar sem ver pelo menos um deles.

Tudo isso me deixou super curiosa e eu resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. O que eu descobri é que grande parte dessa superpopulação felina esta relacionada a religião. Ou a interpretação popular. Eu explico!

Mas antes de falar dos gatos, é preciso falar sobre os cachorros, que são poucos por aqui, diga-se de passagem.

Acontece que a maioria dos muçulmanos acredita que os cães são animais impuros e, portanto, procura evitar todo e qualquer contato com eles, principalmente com a saliva do animal.

O engraçado é que essa crença, ao contrário do que muitos deles pensam, não está no Alcorão! Aliás, pesquisando sobre o assunto (na internet e com meu super professor do Islã – meu amigo da Arábia Saudita) eu descobri que o Alcorão em si até cita os cães, mas não numa maneira negativa, afinal eles podem ser utilizados para caça e para a proteção da casa.

O que acontece é que os muçulmanos seguem, além do Alcorão, suas interpretações: as Sunas e os Hadiths.

Sunas são as tradições e os ensinamentos transmitidos pelo profeta Muhammad (Maomé em português), que é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.

Hadith é um corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida do profeta Muhammad.

Resumindo, o Alcorão é a lei máxima do Islã, pois são palavras vindas diretamente de Allah (Deus) e as sunas representam a segunda fonte destas leis, acompanhadas pelo hadith, pois são as palavras do profeta Muhammad e as interpretações de suas histórias de vida.

Pois bem, o Alcorão (ou seja, Allah) não fala que os cães são impuros, mas há hadiths que falam contra esses animais e muitos muçulmanos seguem as sunas e o hadith com a mesma precisão com que seguem o Alcorão, embora elas sejam interpretações da lei de Deus. Resumindo? A galera interpretou como quis e saiu espalhando por aí que os coitados dos cães são impuros. No fim, a repulsa é tanta que chamar um muçulmano de “cão” é uma ofensa enorme!

Maaaas… Existem suras e hadiths que falam sobre a adoração felina do profeta Muhammad. Ele tinha um gato chamado Muezza e alguns hadiths comentam sobre o profeta dando sermões com o bichano por perto. Tem até uma história de que o Muezza estava dormindo sobre a manga do manto de oração do profeta e o Muhammad preferiu cortar a manga do que acordar o gato. Ah! E em outra contam que o Muezza salvou o profeta de levar uma picada de cobra.

wpid-img_20150726_083319604.jpg

Se isso ainda não fosse suficiente, tem até uma história sobre uma mulher que foi pro inferno (!!!) ‘simplesmente’ porque ela deixava seu gato trancado dentro de casa e não o alimentava!

Enfim, tudo isso fez as pessoas criarem uma grande simpatia pelos felinos, que vivem livres, leves, soltos e felizes da vida por aqui. Ou não tão felizes, afinal são tantos que eles se reproduzem descontroladamente e às vezes ninguém os alimenta.

E eu contei tuuudo isso só pra comentar que eu (que já sou looooouca por gatos) vivo pelas ruas suspirando a cada filhotinho que encontro. Ou miando, pra conversar com eles! 😛 hahahah

Rawrrrr ;*

2 comentários sobre “Marrocos e seus gatos…

  1. ednalima disse:

    que lindo eu tb gosto muito.de gatos.
    mas não poso criar um…dai teria de parar
    mais em casa ne? e como fazer isso?
    Já estou programando viajar novamente a semana que vem..rs

    bjs gatinha

    Curtir

  2. Marlene Rosângela Castro disse:

    Em Marrocos não tem veterinários ? Pq eles não castram os gatinhos ? Pq os governos não fazem mutirões de castração ? Amo gatos tenho 20 tds castrados pela zoonoses aqui da minha cidade não tenho mais pq nao tenho condições se pudesse
    teria milhares 😻😻pena que eles pensam em relação aos cachorrinhos que dó impuros são os homens que matam roubam estrupam etc… eu tbm amo os auau 🐶tenho 3 estavam sofrendo nas ruas .

    Curtir

Deixe um comentário